domingo, 28 de junho de 2015

Transtorno da Ansiedade Social II: Fobia social, Timidez ou Antissocial?

Percebemos muitas dúvidas em relação a diferenciação do Transtorno da Ansiedade Social (TAS), da Timidez e da Misantropia (ser antissocial). E é disso que falaremos agora. 


Antes de causar mais confusão, vamos explicar: ser misantropo é diferente de ter transtorno de personalidade antissocial. 

Na definição da psicologia, aquele que possui o Transtorno de Personalidade Antissocial comete uma transgressão das regras e não sente culpa. Não é deles que vamos falar hoje. Falaremos daqueles que simplesmente não querem estar na companhia de outras pessoas e que popularmente também são chamados de antissociais, por evitarem contato social ou a sociedade.



Já explicamos no Post Passado (clique aqui para ler mais) sobre o Transtorno de Ansiedade Social ou Fobia Social. Então vamos diferenciá-lo agora da timidez. 
Timidez é um sentimento. Todos nós, em  algum momento da vida, já passamos por alguma situação que nos deixou inibidos, como por exemplo falar em público. Mas se por um lado o tímido evita chamar atenção e sente muito desconfortável com a situação, aquele que possui TAS tem tremedeiras, suor frio, pavor da reprovação alheia. O DSM-IV  também nos diz que esses sintomas devem persistir por mais de seis meses. O TAS evita a qualquer custo estar no centro da atenções. No TAS, qualquer interação humana pode ser motivo de sintomas exagerados de ansiedade. E basicamente o profissional capacitado para dar o diagnóstico de TAS e difenreciá-lo da timidez vai se preocupar com a intensidade dos sintomas




Já o misantropo, é diferente. Ele também, como os outros, evita o contato humano; mas a principal discrepância entre ele e o TAS, é que o antissocial simplesmente não quer estar na companhia de outras pessoas. Ele não gosta de interação humana, nem dos relacionamentos sociais. Ele gosta de estar só. O TAS se sente mais seguro quando não está sendo avaliado por alguém. O misantropo não se importa com a opinião alheia. Ele está sozinho, mas não se sente só.




Compreendeu a diferença? Teve dúvidas ainda? Fale conosco! Comente!


Bibliografia:
D'EL REY, Gustavo J. Fonseca, Fobia social: mais do que uma simples timidez / Social phobia: more than a simple shyness Arq. ciências saúde UNIPAR;5(3):273-276, set.-dez. 2001.
https://www.psicologiamsn.com/2014/07/o-que-e-misantropia-um-exemplo-livro-vermelho-jung.html
http://soumisantropo.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua marca!