sábado, 13 de junho de 2015

Descrição das neuroses profissionais

As neuroses profissionais são doenças que afetam diretamente o cotidiano das pessoas, sua definição é de uma afecção psicogênica persistente em que seus sintomas resultam da expressão de um conflito psíquico ligado a uma atividade profissional determinada. Normalmente é precedida do alto nível de estresse laboral, resultado do desequilíbrio entre as exigências do meio ambiente profissional e capacidade psíquica e física do ser humano. As neuroses profissionais podem ser divididas em:         

Neurose profissional traumática- situações traumáticas vividas no ambiente de trabalho como guerras, acidentes podem afetar a personalidade dos trabalhadores que vivenciaram estas situações. Síndromes de repetição através de pesadelos são muito frequentes, essa doença afeta a personalidade do portador causando neste baixa produtividade, agressividade, insônia, entre outros sintomas.       

 Psiconeurose profissional- se relaciona diretamente com as condições de trabalho as quais os indivíduos estão expostos. Fatores que levam ao estresse coletivo numa instituição: Ambiente institucional com a inadequação de demanda e capacidade operacional, má distribuição dos espaços, ambiente ruidoso; outro elemento é constituído pelas relações interpessoais perturbadas; pela ameaça de o funcionário ser descartado após consumido. O conjunto desses fatores origina o estresse coletivo que interferindo diretamente nas relações interpessoais, gerando mal estar como nervosismo constante, agressões pessoais, demissões e potencializando o estresse pessoal.    

Neurose de excelência- Decorre do esforço para atingir os ideais de excelência no trabalho, cada vez mais exigentes. O indivíduo passa a cultivar apenas os valores de excelencia da instituição a qual trabalha, em detrimento à sua personalidade.
Fonte: Marcia Maiumi Fukujima, a neurose profissional: um antigo problema atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua marca!