Transtorno Obsessivo Compulsivo - Um Breve resumo
O transtorno obsessivo compulsivo (TOC) é uma das mais famosas neuroses que conhecemos atualmente.É caracterizado pela presença de obsessões e/ou de compulsões.
Pode-se definir "obsessões" como eventos mentais, tais como pensamentos, idéias, impulsos e imagens, vivenciados como intrusivos e incômodos. Como produtos mentais, as obsessões podem ser criadas a partir de qualquer substrato da mente, tais como palavras, medos, preocupações, memórias, imagens, músicas ou cenas.
Já as compulsões são definidas como comportamentos ou atos mentais repetitivos, realizados para diminuir o incômodo ou a ansiedade causados pelas obsessões ou para evitar que uma situação temida venha a ocorrer. Não existem limites para a variedade possível das obsessões e das compulsões.
Este transtorno atinge cerca de 2,5% de indivíduos na população geral. E é preciso diferenciá-lo de situações semelhantes como a Síndrome de Tourette (ST) (faremos um post sobre elas).
As causas do TOC não estão bem definidas na literatura. A maioria aponta para uma herança multifatorial nos indivíduos portadores, unindo genética associada à resposta do indivíduo a estressores ambientais. Não sabe, contudo, quais genes são responsáveis e salienta-se a importância dos estressores ou fatores de risco para o desenvolvimento desta situação.
Faremos mais posts aprofundando neste assunto. Agradecemos a visita!
Bibliografia:
RONCHETTI, Ramiro; BÖHME, Eduardo Siaim; FERRÃO, Ygor Arzeno; A hipótese imunológica no Transtorno Obsessivo-Compulsivo: revisão de um subtipo (PANDAS) com manifestação na infância - R. Psiquiatr. RS, 26'(1): 62-69, jan./abr. 2004
ROSARIO-CAMPOS, Maria Conceição do; MERCADANTE, Marcos TTranstorno obsessivo-compulsivo; Rev. Bras. Psiquiatr. vol.22 s.2 São Paulo Dec. 2000
Testando 123
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluir