quarta-feira, 24 de junho de 2015



Eu tenho neurose?

Você que nos acompanha já sabe que existem diversos tipos de neurose e que cada uma delas possuem sintomas e causas específicas. Mas basta ter os sintomas para ser chamado de neurótico? Como podemos confirmar o quadro de neurose? 

Para se realizar o diagnóstico de neurose é necessário tanto identificar os sintomas acometidos pelo paciente descobrindo suas origens, bem como pesquisar as causas de medo e ansiedade que o afligem. É claro que antes disso tudo, o profissional de saúde deve descartar a possibilidade de disfunções orgânicas para essas questões, já que os sintomas da neurose podem ser comuns a outras patologias como: depressão, taquicardia, insônia, irritabilidade e hipocondria. 

Vamos relembrar então alguns sintomas da neurose para entendermos um pouco melhor como há o fechamento desse diagnóstico. Entre eles temos:

Ansiedade excessiva
Depressão profunda e constante
Impotência Sexual
Sentimento de angústia
Comportamentos agressivos
Preocupação excessiva
Fuga de situações por conta do medo (muitos não conseguem ficar perto de multidões ou em locais fechados)
Sensação de algo ruim prestes a acontecer (situação catastrófica envolvendo ele e/ou quem o cerca)
Perda de Peso
Obesidade
Insônia
Paralisia
Cegueira
Dores
Convulsões

É importante salientar que esses sintomas devem sempre ser analisados por um profissional de saúde. Não basta conhece-los pela internet e aplica-los à vida real sem um olhar clínico. É claro que a internet é muito boa para divulgar essas informações e facilitar o entendimento, a exemplo do nosso blog, mas o diagnóstico não pode ser fechado pelo “Doutor Google”.  

2 comentários:

  1. Excelente tópico abordado, ressaltando a importância de procurar um profissional da área de saúde, ao invés de tirarmos nossas próprias conclusões através de informações encontradas na internet.

    ResponderExcluir
  2. Diagnóstico só pode ser dado pelo profissional de saúde, como é salientado no texto. O fato de alguém apresentar alguns dos sintomas listados ,não significa que esteja com algum tipo de neurose. Faz-se necessário uma avaliação, por profissional capacitado, que levará em consideração diversos fatores da história do paciente.

    ResponderExcluir

Deixe sua marca!